+Susen Rogen

Monday 4 March 2019

Como Dividir a Verba de Mídia – Fórmula 60, 30, 10

Olá, Richardmoomerr

Investir em mídia digital, nos dias de hoje, é absolutamente imprescindível. No entanto, muitas profissionais de marketing digital ainda ficam em dúvida quanto a como distribuir a verba, ou orçamento, de mídia online entre os diferentes estágios do cliente no funil de vendas.

Dentro desse funil existem pessoas que já conhecem a sua empresa e até mesmo já são clientes ativos, mas a grande maioria dos consumidores ainda sabem pouco sobre seu produto/serviço, ou ainda desconhecessem totalmente.

Dessa forma, classificamos a audiência em pelo menos três tipos: tráfego frio, tráfego morno e tráfego quente.

A maior dúvida é: como dividir a verba de mídia entre trazer novos prospects (tráfego frio), aquecer a sua base de contatos (tráfego morno) e garantir/recuperar uma venda que esta prestes a fechar (tráfego quente)?

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Como dividir a verba de mídia entre tráfego frio, morno e quente?

Antes de falarmos sobre divisão de verba vamos detalhar os três principais tipos de tráfego que mencionamos. É muito importante você ter esse conhecimento em mente.

  • Tráfego Frio – o tráfego frio é constituído principalmente por pessoas que não estão conectadas a sua marca, que não conhecem ou tiveram pouquíssimo contato com a sua empresa. Claramente esse é o maior grupo de tráfego.
  • Tráfego Morno – esse grupo de tráfego diz respeito ao conjunto de pessoas que já estão de alguma forma conectadas a sua marca. São pessoas que já visitam seu blog ou site, acompanham suas mídias sociais e estão ativamente na sua lista de e-mails. Ou seja, são pessoas que estão demonstrando interesse no que você oferece, mas ainda não se tornaram clientes.

  • Tráfego Quente – se refere aos prospects que estão na boca do funil. São aqueles que chegaram a etapa final do seu processo de vendas. Elas já acessaram o seu site, consumiram o seu conteúdo e, inclusive, já viram a sua oferta ou conversaram com seus vendedores, mas ainda não converteram.

60%, 30%, 10% – A fórmula para dividir a verba de mídia

Agora que já reforçamos o conceito de cada um dos tipos de tráfego, vamos aprender uma fórmula simples para dividir a verba de mídia de forma que cada um dos grupos receba um investimento adequado.

IMPORTANTE: Vale ressaltar aqui que essa fórmula é válida para qualquer valor em qualquer tipo de mídia digital e que não deve ser seguido como uma regra absoluta, é uma referência.

Portanto, independentemente do valor que você dispõe, planeje sua divulgação a partir da seguinte proporção:

  • 60% para o tráfego frio - a maior parte da sua verba de mídia deve ser investida no tráfego frio, ou seja, para atrair mais pessoas para a sua empresa. Essa proporção se justifica porque a grande maioria do público ainda não te conhece e só vai ser possível aumentar as suas significativamente as suas vendas atraindo novos clientes.

  • 30% para o tráfego morno – como vimos anteriormente, esse é grupo que está interessado no seu conteúdo, produto ou serviço, mas ainda não se tornou um cliente. Portanto, a segunda maior parcela da sua verba de mídia deve ser investida nesse potencial cliente com o objetivo de direcioná-lo para a boca do seu funil.

    É nesse momento que você vai estimular a conversa com um vendedor ou mostrar um outro conteúdo mais específico com o objetivo de direcionar esse grupo para a base do seu funil.
  • 10% para o tráfego quente – esse é o grupo que falta muito pouco para fechar. Agora é a hora de investir em um remarketing mais agressivo, gatilhos de escassez e ofertas irresistíveis. Falta pouco para a conversão.

    Mas por que só 10% para um público tão importante? É preciso levar em consideração o tamanho do grupo. Como é um grupo consideravelmente menor que o de tráfego frio, por exemplo, o investimento é proporcional ao número de pessoas.

Agora que você já sabe o quanto deve investir em cada grupo de tráfego é importante lembrar que cada um deles exige uma comunicação específica. Portanto, uma estratégia deve ser bem definida para avançar esse prospect dentro do seu funil de vendas com o objetivo de torná-lo um cliente.

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