+Susen Rogen

Thursday 7 March 2019

Consultoria: Como Conseguir Clientes

Olá, Richardmoomerr

O marketing digital não é só uma realidade, mas também uma necessidade para empresas de todos os nichos. Dentro desse contexto, uma das áreas mais promissoras é a de consultoria em marketing digital.

Entretanto, um dos maiores desafios desse mercado, principalmente dos novos consultores, é conseguir clientes.

"Casa de ferreiro, espeto de pau."

O curioso no assunto de hoje é que um profissional que presta consultoria em marketing digital certamente sabe como oferecer soluções para os clientes, mas, ao mesmo tempo, encontra dificuldades para resolver os seus próprios problemas como consultor.

Isso é absolutamente NATURAL, uma vez que o tempo despendido para solucionar os problemas dos clientes é muito maior do que para as estratégias internas.

Além do mais, costuma ser mais fácil detectar os problemas de marketing e vendas olhando de uma perspectiva externa do que interna.

Entretanto, é essencial para um consultor se ajustar para também aplicar o seu conhecimento e sua expertise dentro do seu próprio negócio.

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Como conseguir mais clientes de consultoria?

Assim como qualquer negócio, o primeiro passo é levantar os indicadores principais (KPIs) e determinar qual é a taxa de conversão. Na prática, isso significa identificar qual é a efetividade nas ligações, reuniões e propostas e quantos contratos são fechados.

Uma coisa leva a outra. Por exemplo, se você faz poucas ligações diárias, duas ou três, será muito difícil aumentar suas chances de fechar um novo contrato. Afinal, com um número reduzido de contatos, também é reduzido o número de reuniões e oportunidades de negociação.

Portanto, é preciso inverter a lógica para aumentar a sua conversão. Vejamos:

  1. Quantas ligações são necessárias para marcar uma reunião?

    O primeiro passo para conseguir reuniões é através de ligações, ou até mesmo pelo LinkedIn, eventos, etc. E para isso, quanto maior o número de ligações e contatos com os futuros clientes, maiores são as chances de você marcar uma reunião.

    Seguindo a lógica, avalie quantas ligações ou contatos são necessários para marcar uma reunião, efetivamente.

    Se forem poucos os contatos diários, a margem de reuniões diminui e, consequentemente, os negócios fechados também.

  2. Quantas reuniões preciso realizar para fechar um contrato?

    Agora que você já conseguiu agendar reuniões o próximo passo é identificar: quantas reuniões eu preciso fazer para fechar um contrato?

    Usando as estatísticas, é possível chegar a um número preciso. É provável que no início, de cada cinco ou seis reuniões saia um contrato assinado.

    Entretanto, a tendência é que, com o passar do tempo, com estudo, aperfeiçoamento e dedicação seja possível reduzir o número de reuniões por contratos fechados.

  3. Otimizar as reuniões para aumentar a taxa de conversão:

    Agora que você já sabe as suas taxas entre ligações e reuniões, está na hora de melhorar os resultados das suas reuniões.

    Apresentar cases de sucesso, números e estatísticas de outros projetos são uma excelente arma para aumentar a sua taxa de conversão nas suas reuniões. Sua habilidade de negociação também será melhorada com a prática.

Um consultor também deve ser um bom vendedor

O que vai dar suporte ao crescimento de um consultor é a busca constante por aperfeiçoamento e pelas novidades, não só de marketing digital, mas também em vendas.

Um bom consultor de marketing digital também deve ser um BOM VENDEDOR. Por isso, é imprescindível que você, como consultor, também estude conteúdos e desenvolva materiais que possam aumentar a sua efetividade em cada uma das etapas de vendas (ligações, reuniões e negociação).

Os resultados serão seus aliados

Todo consultor de marketing digital deve buscar excelência e, principalmente, resultados para seus clientes. Assim como um médico, advogado, veterinário e outros profissionais prestadores de serviços que se destacam, vai chegar o momento em que você não precisará correr atrás de clientes no mesmo ritmo do início.

As indicações por conta do seus resultados serão o seu melhor marketing. O caminho é tortuoso, exige dedicação e disciplina, mas é a única forma de estabelecer uma carteira sólida de clientes.

O mercado é gigantesco e as oportunidades estão aí, esperando pelos melhores e mais dedicados profissionais.

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