Olá, Richardmoomerr Investir em mídia digital, nos dias de hoje, é absolutamente imprescindível. No entanto, muitas profissionais de marketing digital ainda ficam em dúvida quanto a como distribuir a verba, ou orçamento, de mídia online entre os diferentes estágios do cliente no funil de vendas. Dentro desse funil existem pessoas que já conhecem a sua empresa e até mesmo já são clientes ativos, mas a grande maioria dos consumidores ainda sabem pouco sobre seu produto/serviço, ou ainda desconhecessem totalmente. Dessa forma, classificamos a audiência em pelo menos três tipos: tráfego frio, tráfego morno e tráfego quente. A maior dúvida é: como dividir a verba de mídia entre trazer novos prospects (tráfego frio), aquecer a sua base de contatos (tráfego morno) e garantir/recuperar uma venda que esta prestes a fechar (tráfego quente)? | |
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Como dividir a verba de mídia entre tráfego frio, morno e quente? Antes de falarmos sobre divisão de verba vamos detalhar os três principais tipos de tráfego que mencionamos. É muito importante você ter esse conhecimento em mente. - Tráfego Frio – o tráfego frio é constituído principalmente por pessoas que não estão conectadas a sua marca, que não conhecem ou tiveram pouquíssimo contato com a sua empresa. Claramente esse é o maior grupo de tráfego.
- Tráfego Morno – esse grupo de tráfego diz respeito ao conjunto de pessoas que já estão de alguma forma conectadas a sua marca. São pessoas que já visitam seu blog ou site, acompanham suas mídias sociais e estão ativamente na sua lista de e-mails. Ou seja, são pessoas que estão demonstrando interesse no que você oferece, mas ainda não se tornaram clientes.
- Tráfego Quente – se refere aos prospects que estão na boca do funil. São aqueles que chegaram a etapa final do seu processo de vendas. Elas já acessaram o seu site, consumiram o seu conteúdo e, inclusive, já viram a sua oferta ou conversaram com seus vendedores, mas ainda não converteram.
60%, 30%, 10% – A fórmula para dividir a verba de mídia Agora que já reforçamos o conceito de cada um dos tipos de tráfego, vamos aprender uma fórmula simples para dividir a verba de mídia de forma que cada um dos grupos receba um investimento adequado. IMPORTANTE: Vale ressaltar aqui que essa fórmula é válida para qualquer valor em qualquer tipo de mídia digital e que não deve ser seguido como uma regra absoluta, é uma referência. Portanto, independentemente do valor que você dispõe, planeje sua divulgação a partir da seguinte proporção: - 60% para o tráfego frio - a maior parte da sua verba de mídia deve ser investida no tráfego frio, ou seja, para atrair mais pessoas para a sua empresa. Essa proporção se justifica porque a grande maioria do público ainda não te conhece e só vai ser possível aumentar as suas significativamente as suas vendas atraindo novos clientes.
- 30% para o tráfego morno – como vimos anteriormente, esse é grupo que está interessado no seu conteúdo, produto ou serviço, mas ainda não se tornou um cliente. Portanto, a segunda maior parcela da sua verba de mídia deve ser investida nesse potencial cliente com o objetivo de direcioná-lo para a boca do seu funil.
É nesse momento que você vai estimular a conversa com um vendedor ou mostrar um outro conteúdo mais específico com o objetivo de direcionar esse grupo para a base do seu funil. - 10% para o tráfego quente – esse é o grupo que falta muito pouco para fechar. Agora é a hora de investir em um remarketing mais agressivo, gatilhos de escassez e ofertas irresistíveis. Falta pouco para a conversão.
Mas por que só 10% para um público tão importante? É preciso levar em consideração o tamanho do grupo. Como é um grupo consideravelmente menor que o de tráfego frio, por exemplo, o investimento é proporcional ao número de pessoas. Agora que você já sabe o quanto deve investir em cada grupo de tráfego é importante lembrar que cada um deles exige uma comunicação específica. Portanto, uma estratégia deve ser bem definida para avançar esse prospect dentro do seu funil de vendas com o objetivo de torná-lo um cliente. ATENÇÃO: Se você está com dificuldades para montar um plano de marketing digital e elaborar um funil bem estruturado já passou da hora de se matricular no PRODIGITAL. Dentro do PRODIGITAL você não só vai aprender como PLANEJAR as suas ações de marketing digital, mas também vai encontrar MODELOS de funis pré-prontos com checklists e templates para adaptar ao seu negócio! Você também vai aprender como criar OS MELHORES conteúdos, anúncios e ofertas para garantir que seu investimento em mídia seja convertido em MUITAS VENDAS! Afinal, sem vendas nenhum negócio sobrevive. >>>Clique aqui e inscreva-se ainda HOJE no PRODIGITAL<<< | |
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