Como conseguir mais clientes de consultoria?
Assim como qualquer negócio, o primeiro passo é levantar os indicadores principais (KPIs) e determinar qual é a taxa de conversão. Na prática, isso significa identificar qual é a efetividade nas ligações, reuniões e propostas e quantos contratos são fechados.
Uma coisa leva a outra. Por exemplo, se você faz poucas ligações diárias, duas ou três, será muito difícil aumentar suas chances de fechar um novo contrato. Afinal, com um número reduzido de contatos, também é reduzido o número de reuniões e oportunidades de negociação.
Portanto, é preciso inverter a lógica para aumentar a sua conversão. Vejamos:
- Quantas ligações são necessárias para marcar uma reunião?
O primeiro passo para conseguir reuniões é através de ligações, ou até mesmo pelo LinkedIn, eventos, etc. E para isso, quanto maior o número de ligações e contatos com os futuros clientes, maiores são as chances de você marcar uma reunião.
Seguindo a lógica, avalie quantas ligações ou contatos são necessários para marcar uma reunião, efetivamente.
Se forem poucos os contatos diários, a margem de reuniões diminui e, consequentemente, os negócios fechados também.
- Quantas reuniões preciso realizar para fechar um contrato?
Agora que você já conseguiu agendar reuniões o próximo passo é identificar: quantas reuniões eu preciso fazer para fechar um contrato?
Usando as estatísticas, é possível chegar a um número preciso. É provável que no início, de cada cinco ou seis reuniões saia um contrato assinado.
Entretanto, a tendência é que, com o passar do tempo, com estudo, aperfeiçoamento e dedicação seja possível reduzir o número de reuniões por contratos fechados.
- Otimizar as reuniões para aumentar a taxa de conversão:
Agora que você já sabe as suas taxas entre ligações e reuniões, está na hora de melhorar os resultados das suas reuniões.
Apresentar cases de sucesso, números e estatísticas de outros projetos são uma excelente arma para aumentar a sua taxa de conversão nas suas reuniões. Sua habilidade de negociação também será melhorada com a prática.
Um consultor também deve ser um bom vendedor
O que vai dar suporte ao crescimento de um consultor é a busca constante por aperfeiçoamento e pelas novidades, não só de marketing digital, mas também em vendas.
Um bom consultor de marketing digital também deve ser um BOM VENDEDOR. Por isso, é imprescindível que você, como consultor, também estude conteúdos e desenvolva materiais que possam aumentar a sua efetividade em cada uma das etapas de vendas (ligações, reuniões e negociação).
Os resultados serão seus aliados
Todo consultor de marketing digital deve buscar excelência e, principalmente, resultados para seus clientes. Assim como um médico, advogado, veterinário e outros profissionais prestadores de serviços que se destacam, vai chegar o momento em que você não precisará correr atrás de clientes no mesmo ritmo do início.
As indicações por conta do seus resultados serão o seu melhor marketing. O caminho é tortuoso, exige dedicação e disciplina, mas é a única forma de estabelecer uma carteira sólida de clientes.
O mercado é gigantesco e as oportunidades estão aí, esperando pelos melhores e mais dedicados profissionais.
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